A empresa que não tem reserva financeira pode não durar muito tempo…
Reserva Financeira: Essa nova fase que a economia enfrenta pós pandemia reflete no financeiro das empresas que tiveram quedas nas suas demandas. Com essa eventual crise muitas delas entraram em dívidas e outras na falência.
Porém, toda empresa deve ser bem planejada para momentos surpresas como o da pandemia, além de outros possíveis imprevistos que podem aparecer no decorrer do tempo.
Afinal, uma empresa não pode acreditar e nem esperar que a economia esteja em alta o tempo todo. Por isso, o melhor caminho para estar preparado quando esse momento chegar é o planejamento com uma boa reserva financeira ou emergencial. Isso mesmo! A sua empresa tem que ter esse controle independentemente do tamanho que ela tenha.
A importância da reserva financeira.
Ter uma quantia consideravelmente importante guardada para os imprevistos, que como o nome diz são situações que nunca dão para prever que irão acontecer, é muito importante e mantém a tranquilidade do empreendedor quando essas eventualidades aparecem. Esse planejamento tem a finalidade de salvar a empresa de dívidas ou até mesmo falência.
Quando um empresário não pensa em uma reserva emergencial, ele corre um alto risco de comprometer a sua empresa. No Brasil a educação financeira não faz parte dos hábitos de muitos empreendedores, o que prejudica ainda mais o futuro do negócio em tempo de crise, pois ela afeta o capital, gera dificuldade de abastecer o estoque, a empresa não conseguirá arcar com os pagamentos dos compromissos mensais e dificilmente se manterá no momento de crise.
Calculando suas reservas
Para chegar no valor correto de reserva para o seu tipo de negócio é necessário saber o custo mensal que ela gera. A soma desses custos inclui o aluguel, a folha de pagamento, transportes, insumos, entre outros gastos mensais.
Após somá-las você chegará ao valor total. A sua reserva emergencial será equivalente a 6 meses desse valor. Para chegar nesse valor total de 6 meses, você irá pegar o valor total do lucro do mês e tirar entre 10% a 30% para guardar. Ela será a sua reserva emergencial. Todos mês você fará isso e no decorrer dos meses ela vai aumentando.
Você também pode ajudar a sua empresa a ter mais lucro reduzindo os gastos fixos como água, luz e internet, além de fazer novos acordos com fornecedores reavaliando a realização de pagamentos e intervalos de reposição de produtos, como também pensar em uma reavaliação no planejamento comercial.
O Senseboard pode ajudar a sua empresa a poupar direito, pois ela é o melhor software de controladoria financeira, fácil de usar e com todos os indicadores para trazer mais saúde financeira para o negócio.
Leia também: “O ponto limite entre o lucro e o prejuízo: conheça o Break Even Point”