Conhecendo o IEG, o Índice de Endividamento Geral
Conhecido por apresentar como se encontra a atual saúde financeira da empresa, o Índice de Endividamento Geral, conhecido também pela sigla IEG, se torna um importante indicador financeiro, pois a análise feita por ele mostra como se encontra o quadro de endividamento da empresa.
Assim, ele faz uma medição do tamanho do endividamento se referindo ao total dos ativos. Dessa forma, o empresário consegue saber o quanto dos ativos da empresa estão financiados por terceiros, ou seja, estão comprometidos.
É importante para o empresário entender como é realizado o cálculo do IEG, pois como parte principal que o setor financeiro é para o uma empresa, conhecer esse cálculo ajuda o empresário nas situações em que precisa de conhecimento para agir no negócio.
A fórmula do cálculo do Índice de Endividamento Geral é da seguinte forma:
EG= Capital de Terceiros / Ativos Totais x 100
Lembrando que, esse valor apresenta apenas como está o quadro financeiro da sua empresa, ele não é um fator determinante. Por isso, o índice de endividamento precisa ser avaliado com outros elementos que geram a dívida.
Entre esses elementos destacam-se o objeto de endividamento que são dívidas realizadas com terceiros para financiamento de projetos ou para pagarem dívidas, o que pode prejudicar ainda mais a saúde financeira do seu negócio por terem que tomar essa decisão para pagar dívidas. Os juros são questões que também devem ser pensadas, incluindo o seu valor e a que tipo de indexador eles estão vinculados. Além de um outro fator a ser analisado que é a amortização da dívida da empresa para saber as condições que ela se encontra para pagá-las e, assim, saber que tem condições de honrar com o seus compromissos.
Vale a pena destacar que algumas empresas estão mais propícias a dívidas do que outras. Isso sempre dependerá do segmento em que a empresa atua, por exemplo, setores de siderurgia tendem a fazer mais dívidas, por ser empresas indústrias que possuem um capital mais intenso.
Já empresas no ramo da tecnologia têm menos capital resultando em menos dívidas. Esse conhecimento também deve ser considerado ao comparar o EG de uma companhia com os índices de seus concorrentes. Pois, dependendo do resultado do EG, sabendo do seu segmento, ele indica se a empresa está ou não saudável financeiramente.
Por isso, a importância do empresário saber entender os resultados do índice de endividamento geral da sua empresa, para entender se a mesma está caminhando com saúde financeira ou se ela está com riscos considerados sérios que podem comprometer o crescimento da empresa.
Leia também: “O ponto limite entre o lucro e o prejuízo: conheça o Break Even Point”